MMR: Visita ao Centro Integrado de Ciência e Cultura de São José do Rio Preto


No dia 20 de agosto de 2019, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Brandini visitaram o "CENTRO INTEGRADO DE CIÊNCIA E CULTURA" de São José do Rio Preto. O objetivo da ação está inserido em uma das causas raízes de problemas enfrentados pela escola que consistem no alto índice de abandono no Ensino Médio, assim a realização de visitas a Centros, Feiras, Eventos, Institutos, Faculdades entre outros visa despertar o projeto de vida nos alunos.

MMR - Método de Melhoria de Resultados


CAUSA RAIZ: Há poucos momentos contextualizados para se discutir a carreira futura dos alunos. 


AÇÃO: Realizar visita a Centros, Feiras, Eventos, Institutos, Faculdades, Instituições de Ensino Superior.

PLANETÁRIO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


O planetário possui o projetor zkp3 da carl zeiss, com capacidade de projeção de 6 mil estrelas, além das linhas náuticas e figuras mitológicas, planetas e nebulosas, podendo avançar e regressar 3 mil anos no tempo e mostrar o céu de qualquer ponto da superfície do planeta Terra. As estrelas são projetadas numa cúpula hemisférica de 11 metros de diâmetro no interior de uma sala circular contendo 96 lugares com poltronas reclináveis. Como um grande teatro virtual de astronomia, o planetário proporciona um espetáculo de indiscutível importância científico-cultural para o público em geral, permitindo que o espectador viaje pelo imenso oceano cósmico sem sair de sua poltrona.



Estimular o gosto pela ciência de forma simples e divertida é o objetivo desta mostra, que apresenta alguns conceitos das diversas áreas das ciências físicas, tais como a mecânica, a termodinâmica, o eletromagnetismo, a óptica, a ondulatória e a acústica Neste espaço, você poderá compreender as leis que governam os fenômenos naturais, interagindo com os aparelhos e observando seus princípios de funcionamento.

A matemática traz até você ferramentas para traçar curvas planas e explorar as simetrias do plano de maneira interessante e divertida, além de propor alguns jogos desafiadores.

Com o tema “Ancestralidade Humana e a Diversidade Biológica das Populações”, a mostra deste espaço é um convite para uma fascinante viagem no tempo, em busca dos nossos ancestrais e da origem da espécie, refazendo os caminhos que nossos antepassados tomaram ao longo da história até chegar às Américas. Aqui será possível observar as células humanas nos seus detalhes. Elas revelam o quanto nossa população é variável. 

Além de conhecer uma exposição de fósseis de dinossauros e de crocodilos encontrados nas regiões de São José do Rio Preto e General Salgado datados de milhões de anos, você poderá viajar na história para conhecer uma das origens do ferro a partir do vulcanismo e descobrir o progresso com a Revolução Industrial. 

Um espaço destinado às diversas linguagens, onde ciência e arte se encontram. Você terá contato com cientistas, escritores, músicos, pintores e cineastas por meio de livros interessantes para todas as idades e de uma gigantesca televisão. Ficará por dentro da origem da língua portuguesa, ao se deparar com uma grande árvore das línguas indo-européias, onde os frutos são palavras em diferentes idiomas.

EVIDÊNCIAS











REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Fotos: Arquivo Pessoal - EE. José Brandini


REDES SOCIAIS

POSTS MAIS LIDOS

EM DESTAQUE NA BRANDINI

Agosto Lilás: Como foi trabalhado a temática na EE. José Brandini