MMR: Sexualidade Humana - Veja como trabalhamos o tema na escola

Enfermeira Anayara e os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

O programa une a participação fundamental dos educadores à contribuição das comunidades locais. Em todas as escolas que fazem parte do programa, existem painéis visíveis para pais, alunos e professores que apresentam as metas estipuladas e quais as formas para atingi-las.

SEXUALIDADE HUMANA 

A sexualidade humana é um assunto complexo e, muitas vezes, é alvo de discussão. A sexualidade é uma condição humana que é construída durante toda a vida do indivíduo, iniciando ainda na infância. Ela é influenciada por diversos fatores, como biológicos, psicológicos, sociais, políticos, culturais, históricos, econômicos e religiosos.

De conceituação difícil, a sexualidade envolve muito mais que as características dos sistemas genitais masculino e feminino e os mecanismos de reprodução.

Veja abaixo a definição de sexualidade de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): 

“Sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

Palestra da enfermeira Anayara com os alunos do Ensino Médio para o MMR - Gestão em Foco

COMO TRABALHAMOS A AÇÃO NA ESCOLA


Em discussões durante os ATPCs foi apontado por toda a equipe escolar os principais problemas frequentes vivenciados pela comunidade escolar local que deveriam ser discutidos na escola, concluindo a necessidade de abordar temas em palestras como: sexualidade, métodos contraceptivos, funcionamento dos órgãos genitais para autoconhecimento do corpo, entre outros temas que serão abordados em outros momentos oportunos. 

Posteriormente a Vice-Diretora, Gilvana Santicchio Rachieli se responsabilizou em buscar parcerias com a Unidade Básica de Saúde local, CRAS ou até mesmo profissionais da área da saúde. Essa pessoa foi a enfermeira Anayara S. B. Lopes que entre os dias 28 a 31/05/2019 ministrou palestras após agendamento prévio com a equipe gestora. As palestras tiveram como público alvo os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

Enfermeira Anayara e alunos da 1ª série do Ensino Médio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Gestão em Foco: Método de Melhoria de Resultados busca soluções para dificuldade de aprendizado, disponível no endereço eletrônico https://www.educacao.sp.gov.br/gestaoemfoco, último acesso em 13/06/2019 às 10h38.

Brasil Escola: Sexualidade, disponível no endereço eletrônico: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/, último acesso em 13/06/2019 às 10h41.

REDES SOCIAIS

POSTS MAIS LIDOS

EM DESTAQUE NA BRANDINI

Agosto Lilás: Como foi trabalhado a temática na EE. José Brandini