Neste mês de setembro foi desenvolvida uma parceria entre a EE. José Brandini e Unidade Básica de Saúde do munícipio de São João das Duas Pontes, com o intuito de valorizar a vida. As palestras e dinâmicas foram realizadas pela Enfermeira, Anayara Siqueira Barboza Lopes, Psicóloga, Silvia Mara Toledo e Agente Comunitário de Saúde, Antony Jesus Cordeiro. O projeto foi compartilhado por todos os alunos.
INTRODUÇÃO
Conhecendo a importância da valorização da vida frente aos dados coletados de casos, foi planejado um trabalho com o público de 12 a 19 anos na Escola Estadual do Município.
OBJETIVO
Levantar informações referentes a valorização a vida, apresentando de forma objetiva e comovente o impacto sobre a prevenção.
METODOLOGIA
Encontros com cada turma na escola, sendo conteúdo apresentado por projetores de imagens (data show), dinâmica e vídeo.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EXECUTADAS
Os encontros foram planejados junto a Coordenadora de Organização Escolar, Gilvana Santicchio Rachieli por meio de cronograma, sendo divididas as turmas por dias e horários, com duração média de 90 minutos cada encontro. Assim foram apresentados os materiais com os recursos áudio visuais, realizado dinâmica do espelho para autorreflexão e respondido dúvidas surgidas.
RESULTADOS
No início do encontro foi distribuído uma folha e caneta para de forma livre escrevessem o que tivessem vontade relacionado ao tema. A partir destes foi concluído um resultado impactante, sendo que houve pedidos de socorro, registros impressionantes sobre a vida e significantes relatos de bullying sofridos.
Frente ao resultado, foi estudado pela equipe de saúde cada caso e a ideia de um grupo de adolescentes “SOS Jovens” para poder trabalhar questões similares e atendimento individual para outros casos mais críticos. Haverá uma caixa de “sugestões e ajuda” que funcionará de forma sigilosa e passará uma vez por mês na escola com a intenção de coletar informações de ajuda e sugestões.
EVIDÊNCIAS FOTOGRÁFICAS












