O debate e a discussão mediada são formas de tratamento de problemas e de apreciação de possíveis resoluções. Trata-se, portanto, não apenas de um embate ideológico, mas sim de um esforço de construção de resoluções de problemas utilizado por sociedades democráticas para que seja possível chegar à conclusão mais adequada possível para todos os envolvidos.
Toda discussão acerca de possíveis formas de resolução de problemas pode ser considerada um debate. Diante disso, também é importante lembrar que, em um debate, pode haver julgamento das exposições realizadas, de forma que uma argumentação possa ser considerada superior à outra. Portanto, a estrutura de um debate formal envolve grupos distintos: aqueles que defendem uma resolução de um problema previamente levantado, aqueles que se opõem à resolução apresentada e aqueles que deverão julgar a qualidade das evidências apresentadas e as argumentações das duas partes.
Debate sobre Getúlio Vargas
A professora Eliane Camargo mediou o debate "Getúlio Vargas: Pai dos Pobres, Mãe dos Ricos" com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.
Na ocasião foi abordado temas recorrentes da gestão de Getúlio Vargas nos dois períodos em que governou o Brasil. Dando espaço para discussão e elucidação de dúvidas.
EVIDÊNCIAS FOTOGRÁFICAS
Fotos: Arquivo Pessoal da EE. José Brandini
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil Escolar - Canal do Educador: Como organizar e conduzir um debate formal em sala de aula; disponível no seguinte endereço eletrônico: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm, último acesso em 12/09/2019 às 09h11.