A apresentação ou a entrega de um projeto, a chamada culminância, funciona como a conclusão de um processo permeado pelo aprendizado do início ao fim, o que permite aos alunos partir de um estágio menor de conhecimento para outro maior.
Desta forma, a culminância deve nortear os critérios de avaliação, permitindo o redimensionamento da prática pedagógica, quando necessário, para que a aprendizagem se concretize. Assim, ampliasse as chances de alcançar os propósitos didáticos em todas as etapas, minimizando os riscos de restringir os objetivos apenas à conclusão, seja qual for.
Seguindo estes parâmetros, recebemos na tarde de ontem (19/06), professores, alunos, funcionários, PCNP's, pais de alunos e comunidade para a culminância das disciplinas de Projeto de Vida e Eletivas.
Tendo como alicerce o ambiente circense, a comemoração privilegiou o Protagonismo Juvenil, a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia dos alunos na realização de um evento educacional.
Os professores de Artes, Nilço Fabris e Maria Dolores, a professora da Sala de Leitura Sônia Alvizi, a Coordenadora Pedagógica Larissa Cunha Fernandes e a Diretora Gilvana Rachieli, coordenaram os alunos para a realização das atividades apresentadas, que ainda contou com o apoio de professores e funcionários.
Para encerrar foi servido comidas típicas de circo: algodão doce e pipoca.
Para encerrar foi servido comidas típicas de circo: algodão doce e pipoca.
Evidências
Referências Bibliográficas
Nova Escola: Valorizar a culminância em vez dos conteúdos; disponível no endereço eletrônico: https://novaescola.org.br/conteudo/1962/valorizar-a-culminancia-em-vez-dos-conteudos; último acesso em 20/06/2019 às 20h.











