A data passou a ser celebrada pelo Movimento Negro a partir da década de 1960 como uma forma de valorização da comunidade negra e da sua contribuição na história do país. Hoje, a data é oficializada pela Lei nº 12.519/2011 e celebra a resistência do povo negro contra a escravidão e a luta contra o racismo no Brasil, tendo Zumbi como um dos principais lutadores da história pela liberdade. Atualmente, a data é feriado municipal em mais de mil cidades e estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro - porém desde 21 de dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759/2023, que declara a data como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
O projeto "Promovendo a Consciência Negra e a importância das Vidas Negras " tem como objetivo promover a reflexão sobre a contribuição da cultura negra para o nosso país, para a construção da nossa diversidade cultural, como a musicalidade, dança, estética, vestimentas, alimentação, linguagem, religiosidade, emoções e sentimentos entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Professora autora/responsável: Cláudia Marques Ferreira – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental/Anos Finais e Médio.
Culminância: 19/11/2024 - Horário: 14h às 16h.
Áreas conhecimento envolvidas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) em colaboração com as áreas de Linguagens (LGG) e de Matemática/Ciências da Natureza (MAT/CN).
Canto e dança.
EVIDÊNCIAS VIDEOGRÁFICAS
PODCAST
EVIDÊNCIAS FOTOGRÁFICAS