Tecnologia e Inovação: Construção de protótipo, trabalhando com programação e circuitos

Foto: Acervo pessoal da professora Graziela

A robótica é a ciência que estuda o desenvolvimento, a produção e a programação de robôs, para que eles possam realizar tarefas de forma independente ou em conjunto com outros sistemas. Dentro deste campo de estudo as Unidades Escolares exploram por meio de projetos educacionais que os estudantes aprendam tecnologia com base nos pilares da robótica: mecânica, elétrica e programação, sendo assim, seguindo neste aspecto, a professora Graziela trabalhou a temática durante as aulas do componente curricular de Tecnologia e Inovação.

Todo o trabalho deve como embasamento os seguintes objetivos:

Geral: Apoiar os estudantes durante as aulas do componente curricular de Tecnologia e Inovação para explorar as potencialidades do kit de robótica, apropriando-se do Material Digital apresentado para o 4º bimestre e introduzindo conceitos de acelerômetro e radiofrequência, nos projetos que serão desenvolvidos, de modo a enriquecer as experiências de aprendizagem dos estudantes.

Específicos
  • Entender como aplicar os conceitos de materiais condutores e circuito aberto/fechado à atividade prática;
  • Relacionar polaridade, conceito de circuito aberto e fechado e input/output com as conexões utilizadas no protótipo;
  • Implementar rotina de contagem e alarme sonoro;
  • Entender o uso de “funções” na programação;
  • Construir um protótipo de labirinto elétrico.
Evidências fotográficas

Foto: Acervo pessoal da professora Graziela
Foto: Acervo pessoal da professora Graziela
Foto: Acervo pessoal da professora Graziela

REDES SOCIAIS

POSTS MAIS LIDOS

EM DESTAQUE NA BRANDINI

Agosto Lilás: Como foi trabalhado a temática na EE. José Brandini