Mundo dos livros: Instigar a curiosidade com as Vanguardas Europeias



Mundo dos livros: Vanguardas Europeias
12/04/2024

"São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental. Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna." 

Foto: Acervo EE. José Brandini

Projeto desenvolvido pela professora Inara, responsável pela Sala de Leitura.

Instigar a curiosidade dos alunos com um movimento artístico e cultural que teve grande impacto no desenvolvimento da literatura e das artes visuais do século XX. Além, a mesa literária com tema de Vanguardas europeias se apresenta rica e estimulante para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e também concomitante com o currículo em ação do Ensino Médio.

JUSTIFICATIVA
Procurando aguçar a saída de livros, despertar o interesse e a importância da leitura, foi criado um projeto com a intenção de proporcionar um espaço de integração e vontade, fortalecendo a leitura, enriquecendo o ambiente escolar com a valorização da cultura e da literatura e também integrar a literatura com outras disciplinas da base.

OBJETIVO GERAL
Estimular a leitura entre os alunos, criando um espaço de diálogo e reflexão sobre as obras literárias, além de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a cultura e o hábito da leitura entre os estudantes;
Incentivar a troca de experiências e opiniões sobre livros e autores;
Criar um espaço de diálogo e reflexão sobre temas abordados na literatura;
Integrar a literatura com outras disciplinas da base.

PÚBLICO
Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

RECURSOS
Livros da sala de leitura, CMSP repositório, currículo, sulfite, lápis e objetos para enfeite de acordo com o tema a ser apresentado.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O projeto será no intervalo dos alunos, com temas variados, algumas vezes relacionados ao currículo e outras aleatórias, para aguçar a curiosidade e interesse dos estudantes pela leitura.

CULMINÂNCIA
Apresentação dos trabalhos durante as mesas literárias, com feedbak dos alunos e gestão no final do ano.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma informal e participativa, valorizando a participação, o respeito às opiniões divergentes e o enriquecimento mútuo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O menino maluquinho. 92 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999.
ZIRALDO ARTES PRODUÇÕES. Ziraldo, um brasileiro. Disponível em: http://ziraldoproducoes.com.br/ziraldo/ SOUZA, Warley. "Ziraldo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/ziraldo.htm. Acesso em 17 de maio de 2024.
ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. Hípica. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. v. 7, p. 129.
LIMA, Jorge de. Invenções de Orfeu. Canto III – Poema relativos. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/6587/invencoes-de-orfeu. Acesso em: 6 fev. 2024.
PESSOA, Fernando. Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). p. 144. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/2459. Acesso em: 6 fev. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Aprender Sempre, 2024. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 3a série EM, v.1.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Ensino Médio. São Paulo: SEE, 2020.

REDES SOCIAIS

POSTS MAIS LIDOS

EM DESTAQUE NA BRANDINI

Agosto Lilás: Como foi trabalhado a temática na EE. José Brandini