As disciplinas Eletivas oferecidas a partir de 2020 aos dois milhões de alunos matriculados nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio na rede pública de Ensino tem como objetivo apresentar opções de acordo com o desejo dos estudantes, desta maneira, as Eletivas podem englobar temas diversos, como, por exemplo:
– Empreendedorismo;
– Ética e cidadania;
– Olimpíadas de conhecimento;
– Teatro;
– Comunicação não violenta;
– Mediação de conflitos.
Como funciona?
A cada semestre, o aluno escolhe o que deseja cursar, de acordo com as opções oferecidas pela escola. Sendo assim, o estudante participa da definição do conjunto das Eletivas. Ao todo são oferecidas duas aulas por semana.
O que o estudo das Eletivas tem a oferecer aos alunos?
O componente curricular Eletivas busca desenvolver as seguintes habilidades nos alunos da rede estadual:
– Tomada de decisão no nível pessoal, acadêmico e social;
– Valorização do conhecimento e capacidade de aprender ao longo da vida;
– Pensamento crítico e criatividade;
– Autoconhecimento, autocuidado, autoestima, autoconfiança e autoeficácia;
– Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania; – Elaboração e gestão de projetos;
– Abertura a novas experiências.
E como trabalhamos as Eletivas na EE. José Brandini?
A professora de matemática Cássia Regina Longhi e o professor de Educação Física Gilberto de Paula Cruz são os responsáveis pelas Eletivas 'Rumo as Olimpíadas 2020' - que em virtude da pandemia do Covid-19 - teve seu desenvolvimento presencial prejudicado. Para criar um nova oportunização aos estudantes, os professores com apoio da equipe gestora desenvolveram um projeto virtual.
Com o inicio do mês de junho e a proximidade com as festas juninas, o movimento, a dança e a alegria da festividade foram aproveitadas e colocadas em destaque. Vertentes estas que combinam com a visão das Olimpíadas.
A professora Cássia destacou a importância da atividade.
"Vamos fazer uma coisa diferente, principalmente porque a nossa Eletivas é sobre Olimpíadas e trabalhar com Olimpíadas esse ano será um pouco mais complicado. Desta maneira, vamos fazer algo para se mover, divertir e ficar mais perto dos alunos. E a resposta foi muito rápida, eles adoraram. O interessante dessa conexão é a participação da família, por exemplo, tiveram pais, mães, irmãos que participaram da atividade".
Para criar vínculos de incentivo nos alunos, a professora Cassia enfatizou a importância da participação ativa deles quanto a figura de docentes.
"Eu e o Gilberto pensamos, temos que apoiar os alunos, incentivar. Precisamos participar, e assim foi feito".
Confira os vídeos